OS INTERPRETES DA VIDA ALHEIA


OS INTERPRETES DA VIDA ALHEIA

Texto bíblico: Romanos 14:10-16

10 - Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo. 11 - Porque está escrito: Como eu vivo, diz o Senhor, que todo o joelho se dobrará a mim, E toda a língua confessará a Deus.12 - De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus. 13 - Assim que não nos julguemos mais uns aos outros; antes seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao irmão. 14 - Eu sei, e estou certo no Senhor Jesus, que nenhuma coisa é de si mesma imunda, a não ser para aquele que a tem por imunda; para esse é imunda. 15 - Mas, se por causa da comida se contrista teu irmão, já não andas conforme o amor. Não destruas por causa da tua comida aquele por quem Cristo morreu.16 - Não seja, pois, blasfemado o vosso bem;
Mateus 7:1-5
1 - Não julgueis, para que não sejais julgados. 2 - Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós.3 - E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho? 4 - Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu? 5 - Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão.
TEXTO ÁUREO
Quem é como o sábio? E quem sabe a interpretação das coisas? A sabedoria do homem faz brilhar o seu rosto, e a dureza do seu rosto se muda. Ec 8:1
VERDADE PRÁTICA
Ao servo do Senhor não convém formalizar interpretações em cima de fatos aparentes, sem base, sem verdade e sem avaliar o perigo e dano da falsa interpretação.
PENSAMENTO DA SEMANA
Muitos dos fatos que se dão em meio a comunidade evangélica careceriam mais do uso da misericórdia do que das interpretações equivocadas. (Peagê)
OBJETIVO DA LIÇÃO
Mostrar o mal que faz a interpretação pessoal de fatos, palavras e comportamentos sem o crivo do equilíbrio, racionalidade e verdade e sem oferecer ao irmão o direito de defesa.
INTRODUÇÃO
A falta da pratica dos ensinamentos da Palavra de Deus, têm trazido sérios prejuízos para o povo de Deus, por conta do "orgulho? e "egoísmo? reinante. Parece que inventaram um novo "dom?, o de interpretar a vidas das pessoas. O dom de I Co 14:26 é aplicável a interpretação das línguas, não de vida alheia, mas esta geração o criou. Sua prática tem ferido a milhares de crentes que são vítimas das mais estapafúrdias interpretações como se os interpretes da vida alheia fossem "juízes? ou então tivessem segundas intenções com a sua interpretação. Se o irmão entra de cabeça baixa no culto, para eles está em pecado e isto é só um detalhe, posto que estamos a todo instante promovendo interpretação até mesmo de intenções do coração alheio que só Deus sabe, como diz O Sl 26:2: "Examina-me, Senhor e prova-me; esquadrinha os meus rins e o meu coração.? 
1.O QUE SIGNIFICA INTERPRETAR?
Interpretar é o mesmo que julgar, explicar, traduzir e comentar um fato, uma palavra, um comportamento, uma expressão ou até mesmo a intenção de alguém, avaliada da forma como o interprete entendeu ou "viu? a coisa e reproduzir primariamente no pensamento e depois verbalizar a terceiros, na tentativa de explicar o obscuro e dar significação aquilo que acha ser o "correto? ou quebra de algum valor ou crença. É ainda juízo de valor. É um juízo sobre a correção ou incorreção de algo, ou da utilidade de algo, baseado num ponto de vista puramente pessoal, por vezes sem o aval da lógica, da verdade e da responsabilidade e maturidade. 
2.NOSSAS INTERPRETAÇÕES PESSOAIS NÃO PASSAM DE UM JUIZO DE VALOR
A bíblia diz em I Co 4:5- "Portanto, nada julgueis antes de tempo, até que o Senhor venha, o qual também trará à luz as coisas ocultas das trevas, e manifestará os desígnios dos corações; e então cada um receberá de Deus o louvor. ? O juízo de valor pode ter o sentido depreciativo implicando numa conclusão isolada, parcial e não-objetiva e contrastando com julgamentos baseados em deliberação, equilíbrio e racionalidade. Assim, ao interpretar mal um fato ou palavra, ou mesmo comportamento poderemos nos enquadrar no que Jesus disse em Mt 7:1 "Não julgueis para que não sejais julgados?. Ademais não somos juízes, muito pelo contrário, a bíblia aconselha a fazer o "Autojulgamento? quando diz: "Examine-se o homem a si mesmo, I Co 11:28.? Paulo afirma em Rm 14:12,13, para não julgar o irmão e orienta que devemos abandonar o costume de julgar uns aos outros. Em vez disso, aplicar o nosso coração em não colocarmos qualquer pedra de tropeço ou obstáculo no caminho do irmão.
3.A BÍBLIA NOS MOSTRA SITUAÇÕES DE INTERPRETAÇÕES EQUIVOCADAS
Equívoco é um substantivo que significa erro, engano, lapso, mal-entendido. A palavra "equívoco? é também um adjetivo, quando usada para fazer referência ao que é duvidoso, confuso, ambíguo, ou seja, ao que se presta para mais de uma interpretação. a)A bíblia relata que alguns dos que estavam na crucificação de Jesus ao vê-lo clamar: "Eli, Eli Lamá sabactani? interpretaram que ele estava chamando por Elias, quando na verdade Ele estava dizendo: "Meu Deus, meu Deus porque me desamparaste.? b)A bíblia registra também o fato de que Jesus ao expulsar demônios, pelo poder de Deus, foi interpretado pelos fariseus que os expulsava por belzebu, príncipe dos demônios, Mt 12:24. c)Quando Jesus disse em Mt 8:15: "Guardai-vos do fermento dos fariseus e de Herodes?, seus discípulos interpretaram como que se Ele estivesse referindo-se ao fato de não terem levado pão; d)Em I Sm 20:36-39, quando Jonathas mandou o moço buscar as flechas que tinha lançado, gritou: "Não estão as flechas mais para lá de ti? Apressa-te, corre, não te demores e o moço não entendeu coisa alguma, mas nem por isso tentou interpretar o posicionamento de Jonathas. Quando não sabemos o que dizer, o que nos resta é mesmo ficar calado. Em Pv 11:12 o sábio diz: "O homem entendido se mantém calado?
5.UMA INTERPRETAÇÃO EQUIVOCADA PODE DESTRUIR VIDAS
A interpretação equivocada pode ocorrer por várias razões, das quais destacamos, a saber: a) Por precipitação, Pv 14:29; 19:2; b)Por falta de sabedoria, Tg 3:13; c)Por infantilidade, Hb 5:13, I Co 13.11; d)Por maus desígnios do coração, Mt 9:4; e)Por um sentimento perverso, Jr 17:9; f)Por falta de conhecimento legitimo, Pv 17:27; g)Por um julgamento segundo a aparência, Jo 7:24 e não pela reta justiça. Por esta razão há muita gente ferida nas igrejas por conta dessa má interpretação de muitos, em face de atitudes, gestos, palavras e comportamentos supostamente em descompasso com o padrão que nós estabelecemos, razão pela qual diz a bíblia diz que é muito mais difícil reaver a amizade de um irmão ofendido que conquistar uma cidade fortificada. Pv 18:19. A bíblia diz em Hb 4:12 que é a Palavra que discerne as intenções do coração, daí não nos cabe o direito de julgar as intenções do coração do irmão, como bem disse Paulo em Rm 14:4: "Que és tu que julgas a teu irmão? ?
6.O DISCIPULO NÃO DEVE FAZER CONJECTURAS SOBRE O QUE DESCONHECE
A conjectura significa um juízo ou opinião com fundamentação incerta, ou uma dedução de um acontecimento que poderá acontecer no futuro, baseado em uma presunção. Pode
consistir no ato de inferir algo, com base em uma fonte não confirmada, como intuição ou palpite. Jesus nos ensinou dizendo: "Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna. ? Mt 5:37, aqui Jesus nos ensina que o verdadeiro cristão deve ser autêntico e sincero em suas afirmações, afastando-se de toda ambiguidade e falsidade comuns neste mundo controlado pelas forças do Diabo. Paulo em Cl 4:6 nos orienta dizendo: "A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um. ? Quando ele fala de agradável, está falando que devemos falar o que é espiritual, proveitoso, conveniente, delicado, resoluto, cortês, benévolo, confiável, amável e ponderado. Salomão diz que há tempo de ficar calado e tempo de falar, Ec 3:7. E o apostolo Tiago assim escreveu em Tg 4:11: "Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já não és observador da lei, mas juiz. ? Que Deus no faça compreender a gravidade de não fazer conjecturas a respeito de qualquer coisa que porventura presumimos ser, pois isto é coisa do maligno e não de Deus.
CONCLUSÃO
É tempo de vivermos um verdadeiro cristianismo, sem aparência, sem falsidades, pois Deus um dia trará luz a todas as coisas por ventura ocultas no coração, ou seja, os motivos que estão por trás das ações pessoais. A bíblia diz que há um só juiz e legislador, 
que pode salvar e destruir. Tu, porém, quem és, que julgas a outrem? Tg 4:12 Que o Senhor nos guarde de sermos interpretes da vida alheia.

Pr. Paulo Affonso Generoso

Institucional

Contrate

Atendimento

Todos os direitos reservados Igreja Evangélica Assembléia de Deus Betel
(21) 2604-4510 / 3713-1142 / 99628-9191
Redes Sociais:
A Clandevelop e uma agende web, voltada para desenvolvimento sites, sistemas web, identidade visual e muito mais.
Desenvolvido por
Clandevelop