TENTAÇÃO OU PROVAÇÃO, COMO DISTINGUIR?


TENTAÇÃO OU PROVAÇÃO, COMO DISTINGUIR? 
Texto bíblico: Tg 1: 1-16
1 - Tiago, servo de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos que andam dispersas, saúde.
2 - Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações; 3 - Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência. 4 - Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma.
12 - Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam.13 - Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. 14 - Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. 15 - Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.
16 - Não erreis, meus amados irmãos. 
TEXTO ÁUREO
Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra. Ap 3:10
VERDADE PRÁTICA
Muitos crentes não conseguem separar provação de tentação, quando a provação tem origem divina e a tentação origem maligna, daí é importante saber identificar e separar uma da outra. 
PENSAMENTO DA SEMANA
a)Não há provação injusta nessa vida. Todas as intempéries pelas quais o ser humano passa, são adubos para o florescimento de sua vida. Aurea Gervasio
b)Se eu não venço a tentação, não é porque Deus não me deu armas, é porque ou não as usei ou porque amo o pecado. Valnice Milhomens
OBJETIVO DA LIÇÃO
Fazer crente compreender a diferença entre suportar a provação e resisti a tentação, pois uma vem de Deus e a outra do diabo e qualquer alteração nesta regra haverá prejuízos espirituais.
INTRODUÇÃO
Comumente nos deparamos com cristãos vivendo algumas dificuldades em suas vidas que não conseguem compreender o que está acontecendo. De fato, há lutas em nossa vida que carecem de identificar sua origem para não incorrermos no erro de "resistir? quando deveríamos "suportar?, para isto, recorremos a bíblia sagrada, nosso manual de fé que vai nos orientar a identificar quando estamos sendo provados por Deus ou quando estamos sendo tentados pelo diabo ou quando simplesmente estamos enfrentando aflições comuns da vida. Não obstante sabermos da existência da tribulação comum; da provação divina e da tentação diabólica, abordaremos tão somente, nesta lição, a diferença entre provação e tentação para ajudar o crente a discernir entre uma coisa e outra, ademais, não é novidade que todos nós, indistintamente estamos sujeitos ao que Jesus disse em Jo 16:33: "Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.
1.O QUE É TENTAÇÃO?
É aquele impulso inicial que sentimos para cometer pecados. Paulo explica isto quando diz: 
"Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem. Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço. Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim.? Toda tentação tem origem satânica e carnal conforme os textos de Mt 4.1, Jo 13.2, Tg 1:14 porque Deus a ninguém tenta, Tg 1.13. A tentação tem como objetivo nos tirar da dependência de Deus, porque foi assim com Jesus em Mt 4:1-10, mas ela em si não é pecado, até porque o próprio Jesus foi tentado em tudo, mas não cedeu as propostas da tentação, Hb 4;15, porém quando cedemos às suas propostas, aí o pecado é consumado e sendo consumado gera a morte, Rm 6:23.
2.COMO FUNCIONA O PROCESSO DE TENTAÇÃO?
A Palavra de Deus nos ensina como a tentação age em nosso desfavor e é Tiago que nos dá o passo a passo em Tg 1:12-15. 1º.A base a ser afetada inicialmente é o pensamento. Segundo Descartes, o pensamento é a base de toda vida material e interiormente é a base de todo ato psíquico do ser humano, de toda a operação da inteligência. Os pensamentos não nos pertencem propriamente; eles nos sãos comunicados; vêm-nos de fora e nós os absorvemos, transformando-os segundo os nossos desejos, necessidades e tendências. ? 2º.A imaginação brota porque ela é a faculdade que permite ao indivíduo operar com imagens (atividade de imaginar) para pensar e criar seus "mundos da fantasia? que se sobrepõe ao mundo real e concreto, 3º.A imaginação age como se estimulando o desejo que está frequentemente ligado aos nossos sentimentos e emoções; 4º.O desejo estimulado se consome e, enquanto não se consome, continua a nos martelar a mente, às vezes de forma quase avassaladora, posto que ele é titubeante, incerto e quase sempre inconsequente. 5º.A tentação sempre tem uma isca que apela aos desejos naturais humanos, Tg 1:14. 6º.Rapidamente saí do desejo que se manifesta e passa ao intelecto e seguidamente a vontade. 7º.O pecado pode levar anos para crescer, mas quando atinge a maturidade, o resultado é a morte. Nesse processo estamos a um passo de ceder à tentação, bastando tão somente entrar no que chamamos de "ação? para tudo se concretizar. A bíblia chama de consumar; ou exaurir; ou realizar; ou praticar o pecado e o fim é a morte. Assim passamos a descer a famosa escada do pecado cujos degraus não mudaram desde o Éden: Ver-Cobiçar ?Tomar-Possuir?Transmitir e Morrer, Rm 6.23.
3.COMO OBTER VITÓRIA SOBRE A TENTAÇÃO?
Precisamos seguir as orientações bíblicas a respeito: a)É fundamental trabalhar o pensamento, como disse Paulo em Cl 3:2: "Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra?. b)Sabemos o quanto é difícil, mas não temos outro caminho senão dispor a nossa mente, II Co 10:5 para conjugarmos esforços de fugir, ademais ninguém consegue fugir fisicamente se primeiro não fugir mentalmente, isto é, controlar seus instintos, I Tm 2:22. c)Tiago orienta-nos dizendo: "Sujeitai-vos a Deus, resisti ao Diabo, Tg 4:7. d)Necessário, ainda "cultivar? o temor do Senhor na vida, Pv 14:27; e)Ser sensato e vigilante, I Pd 5:8; f)Viver uma vida de santificação, I Ts 5:23; g)Viver pelo Espírito, Gl 5:16; h)Embraçar sempre o escudo da fé, Ef 6:16; i)Esconder a Palavra de Deus no coração, Sl 119:11. Assim, Deus sempre nos ajudará a resistir à tentação e reconhecer as pessoas e as situações que nos causam problemas. Ademais, qualquer tentação por ser resistida porque Deus sempre nos mostrará uma saída.
4.O QUE É PROVAÇÃO?
A palavra em grego para provação é "peirasmos? que significa, experimento, tentativa, teste ou prova; O interessante é que é a mesma palavra utilizada para significar tentação na bíblia. Assim, para identificar na bíblia quando é provação ou tentação, temos que usar o contexto.
Provação é submeter alguém a prova é o exercício de disciplina e correção utilizados por Deus na vida dos seus filhos, visando aperfeiçoá-los no caráter cristão, fortalecer a fé de cada um, moldá-lo como um vaso de barro em suas mãos e lapidá-lo como uma joia bruta para que em tudo ele seja um crente melhor. Em português a palavra provação significa, ato ou efeito de provar, experimentar. Lemos em alguns textos como Gn 22:1 (tentou ou provou) e Tg 1:12 (tentação) o sentido de ambos os textos é provação e não tentação.
5.COMO DEUS NOS TRATA PELA PROVAÇÃO?
A tentação sempre nos afasta de Deus realizando nossos desejos, mas a provação sempre nos aproxima de Deus fortalecendo nossa fé, assim se as tribulações estão nos afastando de Deus é indicativo de que algo está errado, ademais a bíblia nos dá informações de como Deus nos trata: a)Em Hb 12:6 lemos: "O Senhor corrige ao que ama e açoita a todo filho a quem recebe?, portanto na provação estamos sendo "tratados? pelo amor do Pai. b)Na provação há um teste de fé como ocorreu com Abraão e restou que ele passou no teste e foi recompensado, Gn 22:17; c)A provação é temporal e dura por breve tempo, I Pe 1:6, por isso devemos exultar, diz o escritor; d)Na provação o que nos resta é suportá-la, conforme escreve Tg 1:12 (ARC) ou seja, a palavra suportar indica a sobrevivência passiva e dolorosa em meio a uma provação, mas com foco no resultado vitorioso, sem renunciar a sua fé. e)O cristão que passa pela prova, dando glória a Deus, obterá êxito e vitória o que indica que a sua fé resistiu as adversidades e receberá a "coroa? que é a vida, qual seja a recompensa da vida eterna.
6.COMO SUPORTAR A PROVAÇÃO?
O segredo é resistir a tentação debaixo da sujeição a Deus, Tg 4:7; Ef 6:13, pois a Deus ninguém consegue resisti, At 11:17 e o outro segredo é suportar a provação debaixo da proteção de Deus, por isto a bíblia nos dá as seguintes orientações: a)Dai graças, pois assim está escrito: "Em tudo dai graças...I Ts 5:28.? Alguém afirmou que: "Vale mais um Bendito seja Deus! Pronunciado com o coração, no meio do fogo da provação, do que mil atos de ação de graças quando tudo vai bem. b)Descanse no Senhor, Sl 94:12,13. c)Persevere, pois feliz a pessoa que persevera na provação, porquanto, após ter sido aprovada, receberá o prêmio da coroa da vida, que Deus prometeu aos que o amam, Tg 1:12. d)Creia que a tribulação produz perseverança, a perseverança o caráter aprovado e o caráter aprovado a confiança e a confiança não nos decepciona. e)Todo o cuidado é pouco para não transformarmos as tribulações exteriores em tentações interiores como ocorreu com Israel em Mara, Ex 15:23,24. 
CONCLUSÃO
As tentações podem ser usadas pelo inimigo para estimular o que há de pior em nós. Elas vêm dos desejos em nós existentes, conforme Tg 1:14 e tem o condão de nos afastar de Deus, criando uma desarmonia entre o agir pelos nossos desejos e a vontade moral de Deus exarada nas Escrituras Sagradas. Já a provação, é utilizada por Deus para extrair o que há de melhor em nós, afim de alcançarmos um melhor grau de espiritualidade e relacionamento com Ele e sermos abençoados com a recompensa que Ele sempre nos dará, II Tm 4:7. 
Pr. Paulo Affonso Generoso

Institucional

Contrate

Atendimento

Todos os direitos reservados Igreja Evangélica Assembléia de Deus Betel
(21) 2604-4510 / 3713-1142 / 99628-9191
Redes Sociais:
A Clandevelop e uma agende web, voltada para desenvolvimento sites, sistemas web, identidade visual e muito mais.
Desenvolvido por
Clandevelop